O mês mais arrastado do ano começa a se despedir para que setembro inaugure o terceiro (e último!) quadrimestre de 2025. Tal rapidez acende um alerta, que já deveria estar mapeado desde julho: a Black Friday ocorre em 28 de novembro — e nunca é cedo para começar a se preparar.
Como meu e-commerce pode aproveitar a Black Friday 2025?
Para quem compra e para quem vende, a Black Friday é sinônimo de expectativa e ofertas. Muitos consumidores se organizam financeiramente ao longo do ano para aproveitar este período — já muito famoso e difundido no Brasil —, o que cria para os lojistas um cenário estratégico: a oportunidade ideal para fortalecer as ações de venda.

Black Friday: edição de 2024 foi impulsionada por diversos fatores
A edição do ano passado foi um marco para o comércio: pela primeira vez, as vendas na Black Friday foram maiores do que as do período pré-pandemia — uma alta de 17,1% no varejo físico e 8,9% no e-commerce. Dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) também mapearam uma coincidência impactante nos resultados: o pagamento da parcela do 13º salário (e outros benefícios) foi exatamente no dia do evento.
A tendência de alta na temperatura no varejo foi percebida em julho, com mercado de trabalho aquecido, crédito em melhoria e consumidores planejando antecipadamente suas compras. Para este ano, as marcas que souberem ler esses movimentos e ajustar suas estratégias terão em mãos um caminho mais seguro para ampliar oportunidades e acelerar seus resultados.
O que não fazer em eventos grandiosos como a Black Friday
Que ofertas de verdade, envio rápido e condições facilitadoras de pagamento são destaques você já sabe. Mas você também precisa saber quais falhas não cometer neste evento. Portanto, listamos 4 erros graves que podem prejudicar a sua performance na Black Friday 2025 — e respingar até muito tempo depois:
- Deixar o carro-chefe sem estoque
Ainda dá tempo de estudar o cenário no intuito de prever a relevância do seu produto neste período. Prepare-se para, muito além de vender, cumprir com o combinado e respeitar a escolha de quem escolheu sua marca ou loja para realizar uma compra.
No entanto, utilize este raciocínio para o seu catálogo de produtos em geral. Rupturas não são bem-vindas, menos ainda em eventos de alta exposição.
- Não preparar a equipe de atendimento
No e-commerce, a data carrega um maior fluxo de pessoas ao mesmo tempo. É importante estar com um time de atendimento afiado para responder com prontidão e assertividade.
Não basta somente reagir à interação, é preciso proporcionar uma experiência marcante de compra — e, no futuro, esse bom trato pode ressurgir no pensamento do consumidor, que indicará ou até voltará a fazer compras em sua loja.
+ Leia Mais: Tem gente no processo: como humanizar seu e-commerce e fidelizar clientes
Outro ponto de atenção é o Reclame Aqui da empresa, uma vitrine de impasses e resoluções. Quando bem utilizada, a plataforma pode alavancar a percepção da imagem da sua empresa — afinal, bem como os problemas, as soluções também estão escancaradas para que todos possam conferir.
Para isso, depois de concluída a negociação, incentive as avaliações dos clientes. Uma atitude simples, mas que transmite uma mensagem grandiosa.
- Deixar os anúncios sem revisão
Existem diversas instruções por parte dos marketplaces para manter um anúncio relevante: quantidade mínima de fotos, preenchimento de atributos, descrição completa, disponibilização de vídeos e/ou conteúdos interativos, fomentação de avaliações… Nossa recomendação é que você liste seu catálogo de forma inteligente e faça um checklist de melhorias — uma boa estratégia é começar pelos “mais vendidos” ou pelos itens que demandam uma maior exposição.
- Precificar de qualquer jeito “para não perder venda”
Vendas que comprometem sua margem de lucro devem ser desconsideradas — a não ser que seu objetivo seja queimar estoque. O preço precisa ser pensado de forma inteligente: deve atrair o consumidor, mas também sustentar a saúde do seu negócio. Mais do que descontos, a promoção precisa ser estratégica e gerar ganhos reais para a sua operação.
+ Leia Mais: Da conexão com o cliente à venda: por que apostar no live commerce

Como a Weesu pode te ajudar a ganhar relevância nesta edição da Black Friday
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