Black Friday 2025: como se preparar para o evento mais aguardado do calendário do e-commerce brasileiro

O mês mais arrastado do ano começa a se despedir para que setembro inaugure o terceiro (e último!) quadrimestre de 2025. Tal rapidez acende um alerta, que já deveria estar mapeado desde julho: a Black Friday ocorre em 28 de novembro — e nunca é cedo para começar a se preparar. 

Como meu e-commerce pode aproveitar a Black Friday 2025?

Para quem compra e para quem vende, a Black Friday é sinônimo de expectativa e ofertas. Muitos consumidores se organizam financeiramente ao longo do ano para aproveitar este período — já muito famoso e difundido no Brasil —, o que cria para os lojistas um cenário estratégico: a oportunidade ideal para fortalecer as ações de venda.

Black Friday: edição de 2024 foi impulsionada por diversos fatores

A edição do ano passado foi um marco para o comércio: pela primeira vez, as vendas na Black Friday foram maiores do que as do período pré-pandemia — uma alta de 17,1% no varejo físico e 8,9% no e-commerce. Dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) também mapearam uma coincidência impactante nos resultados: o pagamento da parcela do 13º salário (e outros benefícios) foi exatamente no dia do evento. 

A tendência de alta na temperatura no varejo foi percebida em julho, com mercado de trabalho aquecido, crédito em melhoria e consumidores planejando antecipadamente suas compras. Para este ano, as marcas que souberem ler esses movimentos e ajustar suas estratégias terão em mãos um caminho mais seguro para ampliar oportunidades e acelerar seus resultados.

O que não fazer em eventos grandiosos como a Black Friday

Que ofertas de verdade, envio rápido e condições facilitadoras de pagamento são destaques você já sabe. Mas você também precisa saber quais falhas não cometer neste evento. Portanto, listamos 4 erros graves que podem prejudicar a sua performance na Black Friday 2025 — e respingar até muito tempo depois:

  1. Deixar o carro-chefe sem estoque

Ainda dá tempo de estudar o cenário no intuito de prever a relevância do seu produto neste período. Prepare-se para, muito além de vender, cumprir com o combinado e respeitar a escolha de quem escolheu sua marca ou loja para realizar uma compra.

No entanto, utilize este raciocínio para o seu catálogo de produtos em geral. Rupturas não são bem-vindas, menos ainda em eventos de alta exposição.

  1. Não preparar a equipe de atendimento

No e-commerce, a data carrega um maior fluxo de pessoas ao mesmo tempo. É importante estar com um time de atendimento afiado para responder com prontidão e assertividade.

Não basta somente reagir à interação, é preciso proporcionar uma experiência marcante de compra — e, no futuro, esse bom trato pode ressurgir no pensamento do consumidor, que indicará ou até voltará a fazer compras em sua loja.

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Outro ponto de atenção é o Reclame Aqui da empresa, uma vitrine de impasses e resoluções. Quando bem utilizada, a plataforma pode alavancar a percepção da imagem da sua empresa — afinal, bem como os problemas, as soluções também estão escancaradas para que todos possam conferir.

Para isso, depois de concluída a negociação, incentive as avaliações dos clientes. Uma atitude simples, mas que transmite uma mensagem grandiosa. 

  1. Deixar os anúncios sem revisão

Existem diversas instruções por parte dos marketplaces para manter um anúncio relevante: quantidade mínima de fotos, preenchimento de atributos, descrição completa, disponibilização de vídeos e/ou conteúdos interativos, fomentação de avaliações… Nossa recomendação é que você liste seu catálogo de forma inteligente e faça um checklist de melhorias — uma boa estratégia é começar pelos “mais vendidos” ou pelos itens que demandam uma maior exposição. 

  1. Precificar de qualquer jeito “para não perder venda”

Vendas que comprometem sua margem de lucro devem ser desconsideradas — a não ser que seu objetivo seja queimar estoque. O preço precisa ser pensado de forma inteligente: deve atrair o consumidor, mas também sustentar a saúde do seu negócio. Mais do que descontos, a promoção precisa ser estratégica e gerar ganhos reais para a sua operação.

+ Leia Mais: Dicionário do e-commerce: entenda o significado dos termos utilizados neste universo “particular”

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Como a Weesu pode te ajudar a ganhar relevância nesta edição da Black Friday

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