
A relevância da Black Friday é inegável para o e-commerce brasileiro. No ano passado, a expectativa era de que arrecadação e relevância superassem a edição de 2021. O evento, no entanto, apresentou um faturamento total de R$ 6,1 bilhões; montante que poderia ser maior, mas o fato da Black Friday 2022 ter coincidido com a Copa do Mundo desviou um pouco o foco dos consumidores.
Ainda que a edição passada tenha sido diferente do normal, algumas tendências nortearam o comportamento do consumidor e podem se repetir neste ano. Listamos algumas apostas que deram certo no último evento. Os dados são do estudo da All In, do Grupo Locaweb, e da Confi.Neotrust.
Compra & pagamento
Enquanto o abandono de carrinhos apresentou queda (12%), o PIX como forma de pagamento teve alta (e surpreendente!): de 2021 para 2022, a adesão da modalidade aumentou 142,87%.
Mobile é o queridinho!
61,4% das visitas no período foram através de um dispositivo móvel e 38,6% pelo desktop. Isso reforça a necessidade do seu site próprio, se for uma realidade, ser responsivo e ágil.
Confira o top 5 de categorias mais vendidas
Faturamento
1º lugar: eletrodomésticos
2º lugar: eletrônicos
3º lugar: telefonia
4º lugar: moda e acessórios
5º lugar: informática
Número de pedidos
1º lugar: moda e acessórios
2º lugar: beleza e perfumaria
3º lugar: alimentos e bebidas
4º lugar: eletroportáteis
5º lugar: utilidades domésticas

Tendências para a Black Friday 2023
Para este ano, algumas coisas tendem a se repetir, como o pagamento por PIX e a preferência por pedidos com frete grátis. Mas a Weesu vai além. A seguir, preparamos algumas dicas para aumentar suas vendas na Black Friday. Quem se prepara, vende melhor. Confira:
Faça promoções, mas vá além
Foi-se o tempo em que os clientes esperavam apenas por descontos e benefícios. Não que isso não seja importante (aliás, esta é a premissa da Black Friday), mas é comprovado que os consumidores priorizam uma experiência personalizada com sua marca — e isso pode, inclusive, contribuir para a fidelização!
Você sabia que a taxa de fidelidade para clientes que se sentem emocionalmente conectados a uma empresa é de 52%? Pode parecer óbvio, mas as pessoas gostam de ser tratadas como indivíduos; com seus próprios gostos, personalidades e características.
+ Leia Mais: Tem gente no processo: como humanizar seu e-commerce e fidelizar clientes
Seja honesto e coerente
92% dos brasileiros têm o hábito de pesquisar por preços de produtos e serviços antes de realizar compras na data. Os dados são de um levantamento feito em 2021 pelo UOL, que revela que ter um comportamento coerente tornou-se obrigatório para redimir a percepção de que, no Brasil, a Black Friday oferta “a metade do dobro”.
Esteja preparado para encantar
Se sua intenção é apenas vender, aconselhamos que expanda os horizontes. Surpreenda seu cliente com personalização do atendimento, rapidez na entrega e condições únicas.
Nestes tópicos mencionados, dedique uma atenção especial ao atendimento! Considere um chatbot para filtrar e agilizar o autoatendimento, prepare FAQs e não se esqueça de treinar seu time para surpreender.
Que tal apostar no live commerce?
Algumas plataformas de venda online já aderiram à disponibilização de vídeos nos anúncios, tornando-o mais atrativo e interativo. Isso, por exemplo, revela que o movimento, além de mostrar o produto real/em uso, chama a atenção. Para aumentar ainda mais sua interação com os clientes, programe lives para vender e se aproximar daqueles que te acompanham do outro lado da tela. No marketplace ou na rede social, o importante é convidar o cliente a te conhecer ainda mais!
Escale influenciadores
Pesquise o mercado dos influencers e descubra quais se assemelham à alma do seu negócio. Posteriormente, convide-os a fazer parte desta data com sua empresa. Vale ressaltar que cada influenciador tem um público e sua relevância.
A depender da sua necessidade, um pequeno influenciador pode ser a aposta certa para transmitir a mensagem a determinado nicho, assim como um grande influenciador pode atingir mais pessoas.
excelente conteúdo, aproveito para compartilhar material semelhante https://tecnologiadachina.com/o-que-mais-se-vende-na-shopee/