Venda (e lucre!) mais no Dia do Frete Grátis

Comemorado em 28 de abril, o Dia do Frete Grátis pode ser um grande aliado quando o assunto é vender online. Pesquisas recentes apontam que o valor do frete é um dos impedidores no ato de concluir o pedido.  De acordo com o relatório CX Trends, disponibilizado no ano passado, 62% dos entrevistados desistem de uma compra após observarem o valor do frete.

Este, portanto, é um dos motivos pelo qual, ano a ano, o Dia do Frete Grátis conquista espaço no calendário comercial. E a repercussão não é à toa: além de ser uma ótima oportunidade para atingir mais clientes, a data pode ser usada para resgatar quem não compra há um tempo. A premissa do Dia do Frete Grátis é justamente custear o valor do envio para que o comprador, ao escolher sua loja, pague apenas pelo produto. 

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De onde surgiu o Dia do Frete Grátis?

Nos Estados Unidos, o Free Shipping Day surgiu em 2008 com objetivo de movimentar épocas que tendem a ser mais paradas em relação às vendas. Na época, o incentivo também se estendia a motivar compras online.

Aqui no Brasil, a data ficou marcada no mês de abril — que, com exceção da Páscoa, não possui nenhuma outra ação comemorativa. Atualmente, o Dia do Frete Grátis funciona como um diferencial para se destacar nas vendas online, setor que prevê faturamento de R$ 185 bilhões em 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

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Dicas para aproveitar o Dia do Frete Grátis

  • Liste os produtos elegíveis

Caso sua loja toda não participe desta ação, liste os melhores itens e inclua-os no frete grátis. Nestes casos, os produtos com maior ticket médio são os melhores.

  • Crie kits e combos

Esta é uma ótima alternativa para aumentar seu ticket médio automaticamente: criar kits e combos. Analise seus itens e estude a viabilidade para criação de um kit (mesmo produto em diferentes quantidades) ou de um combo (produtos diferentes, mas que se complementam).  

  • Defina regiões

Caso seu e-commerce não consiga ofertar frete grátis a todas as regiões do Brasil, ofereça o benefício nas localidades mais viáveis. Para te ajudar na listagem, analise a performance de vendas dos últimos 90 dias e coloque as melhores regiões em seu radar.

  • Ofereça apenas para consumidores recorrentes

Disponibilize frete grátis para quem realmente compra de sua loja. Para viabilizar a divulgação, utilize as redes sociais ou e-mail marketing e explique como funcionará a isenção do frete (através de um cupom, por exemplo). Desta forma, com esta opção, você conseguirá participar do Dia do Frete Grátis de maneira com que seu negócio permaneça rentável.

  • Defina um valor mínimo de compra

Ótima escolha para itens com baixo ticket médio. Ter um valor mínimo para obter frete grátis, além de instigar a completar o carrinho, faz com que o faturamento da sua empresa permaneça positivo.

Minha loja deve participar do Dia do Frete Grátis?

Participar do Dia do Frete grátis pode ser extremamente vantajoso para o seu negócio, impactando na visibilidade e alcance da sua empresa. No entanto, não existe resposta correta. A conclusão deve ser obtida através de outra pergunta: “meu e-commerce está preparado para participar deste evento?”. Confira como está seu estoque, sua margem de lucro e sua estrutura para divulgação, por exemplo. Estes são alguns pontos de consideração antes da decisão. Feito isso, é só seguir as dicas anteriores e arrasar nas vendas!

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