
Cada vez mais, os marketplaces usam datas comemorativas como alavancador de vendas. A estratégia é uma crescente no ambiente virtual de vendas e, a cada dia, somos surpreendidos com uma nova data no calendário — até mesmo o beijo tem um dia próprio. No entanto, o que deixa uma dúvida é “minha loja deve aproveitar todas as datas comemorativas?”. E já te adiantamos a resposta: não precisa, não!
“Precisar” remete a uma necessidade. E não é disso que trataremos aqui. Neste caso, querer embarcar em todos os temas pode, inclusive, diluir a essência da sua marca. Ou seja, estar em tudo nem sempre resultará numa percepção positiva em seu cliente, uma vez que o valor da sua marca precisa estar muito bem embasado através das ações promocionais ou institucionais.
Em suma, por mais que a frase “quem faz tudo, não faz nada” permeie o tema apresentado neste artigo, ela não representa uma verdade absoluta. O ambiente online — influenciado e impulsionado pela evolução tecnológica e dissipação de informação — permite a versatilidade, a atualização recorrente e a menção aos temas relevantes. É por isso que você, enquanto vendedor, precisa estabelecer em quais datas comemorativas deve investir seus esforços.
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Este artigo não tem pretensão de ditar comportamentos ou instruções, mas sim fornecer uma explicação de como focar sua energia no desenvolvimento de campanhas temáticas que realmente agreguem ao seu negócio. Abaixo, preparamos 3 dicas para te auxiliar na filtragem:
1. Domine seu nicho e conheça seu cliente
Com o diagnóstico obtido através do estudo do seu público-alvo, a aposta em ações temáticas será ainda mais assertiva. Em outras palavras, essa explicação seria resumida em “conheça o que você vende e para quem você vende”. Alguns tópicos para te ajudar a conhecer seu público:
- Faixa etária e sexo;
- Formação educacional;
- Classe social, localização e poder aquisitivo;
- Comportamento nas redes sociais;
- Hábitos de consumo.
Caso queira se aprofundar no tema, estude:
- As necessidades dos consumidores do mercado;
- Quais necessidades não estão sendo atendidas;
- Como seu negócio pode atender esta demanda;
- Quais os comportamentos dos consumidores do seu segmento;
- Qual seu diferencial perante os concorrentes.
Ao entender quem é seu cliente, do que ele precisa e como seu produto pode ajudá-lo, a escolha das datas comemorativas acontece de maneira automática. Ou seja, caso seu ramo seja beleza e autocuidado, o Dia do Beijo — como mencionamos anteriormente — é um ótimo convite para ressaltar seu produto. Em contrapartida, não há regras: dá, sim, para outros segmentos aproveitarem a data, basta exercer a criatividade e ponderar as condições.
2. Selecione as datas mais importantes (aquelas que você não abre mão)
Dia do Consumidor, Dia das Mães, Dia dos Pais ou Black Friday… No calendário anual, alguma destas datas deve chamar sua atenção, não é mesmo? Pesquise, descubra as melhores oportunidades e se organize com antecedência para poder aproveitar as comemorações e alavancar suas vendas.
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3. Planeje o calendário do ano e revisite-o sempre
Tão eficiente quanto trabalhar com antecedência é se atualizar constantemente sobre o que já foi planejado. Muitas empresas estabelecem um calendário anual de datas e oportunidades, mas se esquecem de conferi-lo constantemente. O mesmo para novas entradas: principalmente nas plataformas, pesquise os temas mês a mês e confira se seu e-commerce está preparado para embarcar nas oportunidades. Uma sugestão é abrir o planejamento empresarial em conjunto com os anúncios dos marketplaces e analisar o que já foi e o que está por vir na primeira semana do mês.
Principais datas comemorativas para e-commerce
No calendário anual, algumas datas comemorativas — como Dia das Mães, Dia dos Namorados e Black Friday — são mais expressivas do que as demais. Estas, listadas anteriormente, chegam a representar mais de 30% do faturamento anual de lojas online. Os dados são do relatório Webshoppers da Ebit/Nielsen, divulgados em 2021. Por isso, listamos as mais populares (e algumas curiosas!) datas comemorativas para você aplicar no seu e-commerce:
Janeiro
- 6 de janeiro: Dia da Gratidão
- 7 de janeiro: Dia do Leitor
- 8 de janeiro: Dia do Fotógrafo
- 30 de janeiro: Dia da Saudade
Fevereiro
- 14 de fevereiro: Valentine’s Day (Dia de São Valentim, o “dia dos namorados” americano)
- 19 de fevereiro: Dia do Esportista
- Carnaval
Março
- 8 de março: Dia Internacional da Mulher
- 15 de março: Dia do Consumidor
- 31 de março: Dia da Saúde e Nutrição
Abril
Maio
- 1 de maio: Dia do trabalho
- Dia das mães
- 25 de maio: Dia do Orgulho Nerd
- 28 de maio: Dia Mundial do Hambúrguer
Junho
- 12 de junho: Dia dos Namorados
- 24 de junho: Dia de São João
- 28 de junho: Dia do Orgulho LGBTQIAP+
Julho
- 7 de julho: Dia Mundial do Chocolate
- 10 de julho: Dia da Pizza
- 13 de julho: Dia mundial do rock
- 19 de julho: Dia Nacional do Futebol
- 25 de julho: Dia do Escritor
- 26 de julho: Dia dos Avós
- 30 de julho: Dia do Amigo
Agosto
- Dia dos pais
- 11 de agosto: Dia do Estudante e Dia do Advogado
- 15 de agosto: Dia da Informática e Dia dos Solteiros
- 19 de agosto: Dia da Fotografia
Setembro
- 7 de setembro: Semana do Brasil
- 13 de setembro: Dia da Cachaça
- 15 de setembro: Dia do Cliente
Outubro
- 4 de outubro: Dia dos Animais
- 12 de outubro: Dia das Crianças
- 13 de outubro: Dia do Maquiador
- 15 de outubro: Dia dos Professores
- 30 de outubro: Dia da Decoração
- 31 de outubro: Halloween
Novembro
- 13 de novembro: Dia Mundial da Gentileza
- 20 de novembro: Dia da Consciência Negra
- Última sexta-feira de novembro: Black Friday
- Segunda-feira pós-Black friday: Cyber Monday
Dezembro
- 2 de dezembro: Dia Nacional do Samba
- 13 de dezembro: Dia do Cego
- 21 de dezembro: Dia do Atleta
- 25 de dezembro: Natal
- 31 de dezembro: véspera de Ano Novo
Já anotou as melhores datas comemorativas para o seu e-commerce? Selecione as que realmente fazem sentido ao seu negócio e aventure-se na criatividade. Lembre-se: não há limitações quando o assunto é inovar!