Sazonalidade no e-commerce: como aproveitar as oportunidades disponíveis ao longo do ano

Quem está no mundo do e-commerce sabe muito bem que existem períodos em que as vendas de certos produtos ficam muito aquecidas, enquanto outros enfrentam recessões maiores. É exatamente este fenômeno que chamamos de sazonalidade.

Datas comemorativas, questões culturais e também climáticas geralmente são grandes promessas sazonais de alta performance nas vendas. Por isso, saber aproveitar cada oportunidade é essencial para quem deseja se destacar no mercado e alavancar o número de pedidos. 

Não podemos deixar de citar as estações do ano, que também carregam grandes oportunidades para potencializar o negócio. No inverno, por exemplo, a venda de roupas de frio, mantas e cobertores atingem o ápice — enquanto o verão abre espaço para outros produtos, como roupas mais leves, biquínis, cervejas, entre outros. 

É claro que nem todos os produtos se encaixam na realidade do seu e-commerce e no seu nicho de atuação, mas é extremamente importante estar atento às oportunidades para aproveitar as que mais fizerem sentido para a sua operação.

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Faça um mapeamento das oportunidades sazonais

Mapear os períodos sazonais é o primeiro passo para entender quais produtos fazem sentido para o seu negócio e, então, começar a traçar uma estratégia para tirar o melhor proveito de cada um deles. Antecipação é a palavra-chave quando se trata de vendas online! E no caso dos produtos sazonais não é diferente: é necessário trabalhar com um tempo maior para que os esforços dêem bons frutos.

O ponto deste artigo é: o que seu comércio oferece que pode se encaixar nas oportunidades anuais? Vamos começar pelas estações do ano. Em seguida, olharemos as oportunidades mês a mês. Aproveite para conferir as nossas sugestões para as datas sazonais e potencializar as suas vendas — e, claro, lucrar muito!

Primavera/Verão

Aposte na moda praia e itens de piscina: biquínis, sungas, maiôs, toalhas, blusas de proteção solar, protetores solares, boias, brinquedos aquáticos, copos térmicos, entre outros, lembrando que a primavera é a estação mais florida do ano, cores e estampas vibrantes ganham destaque. Ítens como ventiladores e ar-condicionado também são indispensáveis para aproveitar a estação mais quente do ano.

Outono/Inverno

No quesito moda, o outono / inverno traz consigo uma virada de coleção, cores mais escuras e terrosas ganham força nas roupas, sapatos e acessórios.

Casacos, paletós, jaquetas, moletom, botas e meias-calças são itens que entram na lista de necessidades dos clientes nesta época fria, então aproveite! Cobertores, mantas e aquecedores elétricos também são boas apostas para este período.

Chegou a hora de olhar com mais atenção mês a mês. Este mapeamento é muito importante, pois ajuda a ter uma visão macro das oportunidades ao longo do ano todo. Papel e caneta na mão (para os old school) ou bloco de notas do celular mesmo. Vamos lá?

Janeiro

Janeiro é mês de férias escolares, de viagens, passeios, mas também é um mês pós-festividades e muitos gastos acumulados, dentre os custos de janeiro estão:IPTU, IPVA, DPVAT, seguro, matrícula e materiais escolares, portanto, é um mês encarado por muitos como difícil e com recessão nas vendas.

É claro que não podemos olhar apenas esta perspectiva, existem grandes oportunidades de produtos sazonais para este período, materiais escolares, bolsas, mochilas, moda praia, ítens de piscina e até mesmo o nicho fitness podem ser dar muito bem em janeiro, afinal, nas promessas de muita gente está a retomada das atividades físicas.

Vale ressaltar que janeiro é um mês oportuno para as promoções em itens selecionados ou até mesmo à queima de estoque — um grande incentivo para empurrar aquele produto que está parado há um tempo.

Fevereiro

Volta às aulas e carnaval são o ponto alto do mês de fevereiro. Então, se os produtos deste segmento fazem sentido para você, aproveite!

Ainda que o retorno escolar seja um tema relevante desde janeiro, as primeiras semanas de fevereiro costumam girar ao redor deste tema. Portanto, tudo que fizer parte deste universo — desde materiais escolares até itens de infraestrutura, por exemplo — pode (e deve!) ser divulgado.

Agora, quando falamos de carnaval, estamos pensando em itens de decoração, fantasias, bebidas… E para quem planeja sair de viagem, produtos relacionados à praia e piscina também são uma boa aposta. 

Março

Dia da Mulher, Dia do Consumidor e início do outono.

Para o Dia das Mulheres, campanhas e produtos voltados ao público feminino ganham força nesta época do ano — roupas, sapatos, acessórios, flores, eletrônicos, entre outros. Mas há espaço para o mercado como um todo. Para isso, fuja do óbvio e ressalte seu item com uma campanha temática.

Para o Dia do Consumidor, o leque de produtos ofertados é muito mais amplo. A data incentiva a aposta em ofertas, descontos progressivos ou preços especiais em itens selecionados. Para o e-commerce, o frete grátis é um grande aliado nesta data.

Por fim, a estação que antecede o inverno pode ser aproveitada para apresentar uma nova coleção ou tendências, especialmente para o segmento moda.

Abril

Por conta da Páscoa, abril é o mês mais doce do ano. Este mês é responsável por movimentar muito o comércio alimentício. Além de doces e ovos de Páscoa, itens de decoração, embalagem e religiosos também ganham seu destaque.

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Maio

Mês das Mães: uma das datas com maior relevância de vendas depois do Natal. Esta comemoração é responsável por chacoalhar o primeiro semestre, na qual diferentes nichos e perfis voltados ao público feminino de clientes podem ser explorados.

Junho

Dia dos Namorados, festas juninas e início do inverno. Uau! Muitas oportunidades de vendas para explorar no mês de junho!

Inicialmente, o Dia dos Namorados é uma super oportunidade tanto para os itens femininos quanto para itens masculinos; enquanto, no final do mês junino, as fantasias caipiras, camisas xadrez, botas e decoração temática também têm o seu ápice de vendas. Neste mês não podemos nos esquecer do início do inverno e das oportunidades que esta estação friorenta proporciona. 

Julho

Para muitos, julho é sinônimo de férias escolares, mas vale lembrar que este é o mês do pleno inverno.

Portanto, no quesito moda, as roupas de frio e acessórios da estação estarão em alta. No setor alimentício, vinho, chocolates e massas geralmente são mais procurados. Não se esqueça do nicho turístico, que fica aquecido nas férias de meio de ano, a procura para viagens e passeios aumenta significativamente.

Agosto

Assim como no Dia das Mães, o Dia dos Pais é uma data em que as pessoas querem presentear e os diversos nichos voltados ao público masculino podem se beneficiar desta data.

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Setembro

Dia do Cliente: esta é uma boa oportunidade para criar campanhas de desconto em retribuição às pessoas que estão sempre com você. Aproveite a data para estreitar as relações com os seus clientes e oferecer os mais variados tipos de ofertas, kits e oportunidades. 

Outubro

Dia das Crianças e Halloween!

Chegou a vez da criançada: esta é uma das melhores oportunidades do ano para o nicho infantil. Roupas, brinquedos e acessórios ganham seu (grande!) espaço de vendas. O Halloween também traz oportunidades para a venda de fantasias, alimentos e decoração.

Novembro

Quando falamos em novembro falamos em Black Friday. Um dos períodos mais aguardados do ano — tanto para os consumidores quanto para os lojistas. Época de queima de estoque e de oportunidades de preço arrasadoras para definitivamente todos os nichos.

Dezembro

Natal e Ano Novo (não precisamos nem falar da exponencial oportunidade de vendas que o Natal proporciona, né?). Todos os nichos ganham seu destaque e a grande maioria das pessoas estão em busca de presentes, decoração e também itens pessoais.

No nicho alimentício vale lembrar do panetone com ou sem uvas-passas — mas não se preocupe! O importante é que ele, com certeza, estará presente em muitas mesas nesta época.

No Revéillon a oferta de roupas brancas cresce exponencialmente, além dos itens de decoração e alimentos específicos para a data.

Planejamento e antecedência para garantir o sucesso nas vendas

Agora que fizemos uma leitura mês a mês das oportunidades ao longo do ano, é importante ressaltar que para aproveitar as chances de vendas de produtos sazonais, é imprescindível entender as necessidades dos seus clientes, organizar a sua operação e seu estoque para que a estratégia adotada seja de muito sucesso e lucro na operação.

Se você busca aumentar o seu mix de produtos, fazer esta análise de sazonalidade pode ser um bom indício de qual caminho seguir. Uma excelente estratégia para trabalhar com sazonalidade é antecipar a demanda e estendê-la o máximo possível para ter um tempo maior para trabalhar.

Ao antecipar, você começa a trabalhar o desejo, a necessidade e a escassez no cliente em adquirir aquele produto em questão — são os chamados pré-lançamentos. Na sequência, é hora de trabalhar as vendas em toda a alta temporada e, se possível, estender — fazendo promoções e montando kits atrativos para continuar vendendo mesmo após o pico de vendas ter passado.

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