
Após a folia do carnaval, o Dia Internacional da Mulher é a primeira grande data comemorativa do ano. Apesar de não ser tão expressivo em campanhas de vendas, o evento contribui para uma análise do comportamento feminino no ambiente online — em frente às telas, como consumidora, e nos bastidores, na administração e inovação.
No Brasil, o empreendedorismo feminino ganha cada dia mais relevância. 6 em cada 10 PMEs (Pequenas e Médias Empresas) online são administradas por mulheres. É o que aponta a pesquisa “Elas no E-commerce”, realizada pela Nuvemshop na 8ª edição de seu estudo anual sobre o comércio eletrônico, com objetivo de entender o protagonismo feminino nas plataformas digitais de venda no Brasil. Das entrevistadas, 60% buscaram expandir o negócio para alavancar as vendas.
Ainda, o levantamento revela que 67% das participantes se dedicam exclusivamente ao próprio negócio digital, enquanto 53% se sentiram mais desafiadas profissionalmente ao adentrar no ambiente online. No entanto, em contraste às 33% que afirmam conseguir uma renda extra mensal, 40% relatam a falta de capital de giro para investir no empreendimento.

Mulheres frente às compras
Uma pesquisa da Nielsen em parceria com a OpinionBox, temática para o Dia das Mães do ano passado, mostra que 90% das mulheres entram na internet todos os dias, enquanto, para os homens, o percentual é de 83%. Ainda, o levantamento aponta que o hábito de consumo feminino converte mais compras; em destaque o segmento de roupas, calçados e acessórios, com 48% de influência.
Esta tendência de mulheres frente às compras online tomou forma com a pandemia, de acordo com o estudo “Consumo Online Feminino no Brasil”. A análise é da PayPal, feita com 500 compradoras no final de 2021: o consumo online feminino predominou em 73% das entrevistadas. Anteriormente, o índice era de 43%. A análise também revelou a intenção das entrevistadas de manterem o hábito.
Mulheres inspiradoras no e-commerce
Por muito tempo — ainda que com alguns resquícios —, o mercado de trabalho enxergava a presença das mulheres como secundário, oferecendo cargos de liderança e áreas de inovação principalmente para os homens. No entanto, a passos lentos, a representatividade feminina no e-commerce já caminha com expressiva contribuição.
Em especial ao Dia Internacional das Mulheres, a Weesu conta partes das histórias de algumas mulheres, de diversas realidades e contextos, que conquistaram sua presença e fazem a diferença no canal digital de vendas. De Luiza Helena Trajano à Rihanna, todas têm algo em comum: apoderaram-se de seu espaço.
Luiza Helena Trajano
Provavelmente o primeiro nome que surge quando o assunto é mulheres no e-commerce. Luiza Helena Trajano iniciou sua liderança na Magazine Luiza em 1991 e faz história desde então. Atual presidente do Conselho de Administração e maior acionista da empresa, herdou o nome de sua tia, a primeira dona da varejista, e acompanhou a criação das primeiras lojas virtuais, com vendas pela televisão.
A história e o legado de Luiza vão muito além, e seu olhar moderno foi fundamental para a sustentação da Magazine Luiza no ambiente virtual. Inicialmente, criou uma espécie de catálogo virtual com eletrodomésticos, que, posteriormente, os clientes poderiam ir até uma loja física e adquirir o produto.
Em 2000, o primeiro site da companhia foi lançado. A década foi marcada também por aquisições de outras lojas e inaugurações — em 2008, 48 lojas físicas foram inauguradas no mesmo dia em São Paulo; em 2010, chegou ao Nordeste.
Com o passar do tempo, a Magalu estreou na Bolsa de Valores. A presença no IPO abriu espaço para o debate quanto à separação das operações das lojas (físicas e online). Luiza não aceitou a divisão e, desde então, as ações da empresa acompanham uma crescente. Manter os espaços físicos contribuiu também para a transformação em pequenos centros de distribuição — o que expandiu a operação logística da Magazine Luiza. Atualmente, são mais de mil lojas em 18 estados brasileiros e mais de 30 mil funcionários.
Luiza Helena Trajano tem uma fortuna acumulada de US$ 1,1 bilhão, aponta a Forbes.
Bruna Vaz
Em parceria com Fábio Rodas, Bruna Vaz é cofundadora do Shopper, startup que funciona como um supermercado digital e trabalha entregando itens de mercado nas residências dos clientes. Criada em 2015, a plataforma surgiu da vontade de inovar a experiência de compra e incitar a previsibilidade, antecipando a aquisição de itens básicos.
A startup dobra de tamanho a cada três meses desde sua fundação e almeja ser “o maior e melhor sistema de reabastecimento do Brasil”.
Einat Eisler Carasso
CEO de um e-commerce especialista em entregar produtos frescos, Einat Eisler Carasso oferece uma alimentação mais saudável aos consumidores. O Freshmania nasceu em 2021 pela vontade de entregar os alimentos diretamente da fazenda e em menos de 48 horas.
Antes mesmo de fundar o e-commerce, Einat se dedicou a um piloto de reposicionamento de marca da Letti, companhia do mesmo segmento. Esta vivência em 2019 contribuiu para a análise de mercado e comportamento do consumidor, que, anos depois, serviu como estudo de caso para futuros investidores da Freshmania. A empreendedora conseguiu R$ 2 milhões para iniciar o e-commerce, que hoje conta com mais de 20 marcas parceiras.
A história, no entanto, começou bem antes. Nascida em uma fazenda coletiva em Israel, desde cedo valoriza e respeita os animais. No Brasil, quando desembarcou com dois anos, cresceu acompanhando o pai, Eduardo Eisler, a trabalhar em empresas de laticínios. Surgiu, então, a ideia de comercializar leite fresco ao lado dele.
Rihanna
Dona de um repertório musical inconfundível, a cantora decidiu levar seu nome a outros negócios, iniciando com sua própria marca de maquiagens. Em 2017, a Fenty Beauty foi criada com o propósito de incluir e atender a diversidade da pele feminina. O lançamento da marca contou com mais de 50 tons de base.
Em 2019, em parceria com a LVMH, Rihanna criou a Fenty e revolucionou algumas práticas mercadológicas. Além de colocar em prática o termo “see now, buy now” (veja agora, compre agora), a marca focou totalmente na venda online, prática pouco utilizada em grifes. A LVMH, no entanto, anunciou o encerramento das atividades da Fenty em fevereiro de 2021.
Atualmente, Rihanna é envolvida em três grandes empreendimentos: sua marca de maquiagem Fenty Beauty; de lingerie, a Savage x Fenty; e de cuidados com o rosto, a Fenty Skin.
Segundo a Forbes US, o patrimônio de Rihanna alcançou cerca de US$ 1,4 bilhão.

Embarque no tema!
Separamos alguns filmes para você se inspirar e fluir no tema abordado neste conteúdo especial. São longas que acompanham o universo das vendas online ou o empreendedorismo feminino. Confira abaixo a sinopse e onde assistir:
Um senhor estagiário
Se você atua no mercado digital, com certeza deve colocar este filme na sua lista!
A história mostra um aposentado que, cansado da monotonia de sua vida, se inscreve para um estágio da terceira idade em um e-commerce de moda.
A empresa começou na casa de Jules Ostin, CEO e fundadora do bem sucedido negócio. Ao pesquisar roupas femininas na internet, apesar da grande variedade de lojas disponíveis, ela identificou uma demanda não atendida e formatou sua empresa para sanar as faltas que havia identificado.
O filme mostra a rotina e os bastidores da empresa digital com detalhes, e traz insights importantes acerca deste mercado que vêm crescendo cada dia mais.
Girl Boss
Girl Boss é uma série da Netflix que você também precisa colocar na sua lista!
Ela conta a história de Sophia Amoruso e do e-commerce de moda, muito conhecido no mundo das fashionistas, Nasty Gal.
A Livraria
O filme conta a história de da viúva Florence Green que, movida pela paixão por livros, decide abrir uma livraria e seguir seu coração, indo contra as expectativas da pequena cidade costeira na Inglaterra.
Uma história sobre empreendedorismo e sonhos que vale muito a pena incluir na sua lista.
Joy: O Nome do Sucesso
É um filme que conta a história verídica de Joy Mangano, uma inventora e empreendedora nata, que veio de uma família conturbada e enfrentou muitos desafios. Joy desenvolveu diversos produtos do dia a dia para uso em residências, uma de suas principais invenções foi um esfregão milagroso capaz de facilitar a limpeza dos lares.
Uma história inspiradora que nos motiva a acreditar em nossas ideias e a não desanimar no primeiro “não” recebido.
Sensacional!