Maior data varejista no primeiro trimestre: saiba como aproveitar o Dia do Consumidor

O Dia do Consumidor, que tomou maior proporção com a expansão das vendas digitais, marca o calendário do e-commerce e pode ser usado estrategicamente para alavancar as vendas. A movimentação pode, inclusive, ir além. Muitos lojistas aproveitam a oportunidade para estender as ofertas e atrativos, tematizando até mesmo a semana.

Eleita pelo Google como a maior data do varejo no primeiro trimestre, o Dia do Consumidor 2022 movimentou R$ 7,2 bilhões nos canais digitais de venda nos primeiros 15 dias de março. O dado promissor também apontou crescimento nas visitas no e-commerce já um mês antes do grande dia.

Recentemente, uma pesquisa do Reclame Aqui mostrou que 57,7% dos entrevistados afirmaram que “já aproveitaram a data comemorativa em anos anteriores”. De acordo com o levantamento, o principal incentivo para fechar o carrinho será o desconto (30,9%). Para 28,5%, o frete grátis será o atrativo-chave. Ainda, 42,3% demonstram interesse em embarcar na data e aproveitar o dia para adquirir itens ou serviços pela primeira vez.

Inicialmente criada para conscientizar e proteger os direitos dos consumidores, o Dia do Consumidor se tornou uma das datas mais importantes do primeiro semestre e, assim como na Black Friday, merece um planejamento estratégico e específico. Confira 5 dicas que preparamos:

  • Ofereça benefícios atrativos

Ao diagnosticar sua persona, é possível entender o que é mais atrativo: frete grátis, cupons de descontos ou cashbacks. Aproveite para se destacar com benefícios e ofertas melhores que a concorrência. 

  • Priorize o relacionamento com seu cliente

Além das vendas, esta é uma oportunidade para engajamento com quem já compra de você. Mas não se limite a isso: trabalhe com uma comunicação assertiva para que também atinja aqueles que — ainda — não são seus clientes. 

O primeiro passo é conhecer o perfil do seu público de consumo. Com estas características em mãos, fica mais fácil desenvolver estratégias que se comuniquem diretamente com essas pessoas. É a estruturação da persona mencionada acima.

  • Invista na experiência do cliente

No pré ou no pós-venda, a prontidão no atendimento conta muito. Problemas com o checkout e dúvidas sobre o produto incutem abandono e desistência. Por isso, reveja a estrutura do seu time. Se necessário, monte treinamentos, escalas e até plantões durante a época. O objetivo é atender rapidamente sem deixar o poder de compreender o problema — aplicar a famosa empatia — de lado.

  • Desenvolva uma comunicação personalizada

É comprovado que alguns termos atiçam certos sentimentos. No mundo das vendas, gatilhos mentais fazem parte da jornada de compra. São eles que estimulam o cliente a garantir o item “antes que acabe” — temos, portanto, um primeiro exemplo. Para isso, seu marketing precisa estar alinhado às tendências e formas ideais de abordagem para o seu público.

  • Envie os itens pela ordem de prioridade

Neste momento, um Hub integrador é de suma importância para atuar na triagem dos envios. Os mais antigos devem ser solucionados primeiro, sem deixar os mais recentes de escanteio. Para que sua operação não seja prejudicada durante este período, um sistema pode te auxiliar. 

O Weesu Hub atua de forma inteligente na precificação, com calculadora de margem; disponibilização do item em estoque, com reflexo simultâneo nas plataformas de venda; e dashboard completa. Junto à tecnologia WMS (Warehouse Management System), nosso Hub faz uma curadoria automática para alavancar a performance na separação.

Dia do Consumidor nas principais plataformas de venda online

  • Amazon

A Semana do Consumidor na Amazon tem início no dia 13 de março e término no dia 20 do mesmo mês. No último ano, a plataforma ofertou descontos de até 60% em todo o site.

  • Extra

Com início no dia 8 de março, a Semana do Consumidor do Extra promete ofertas incríveis e preços promocionais. Dura até o dia 15.

  • Magazine Luiza

A Magalu anunciou a Semana do Consumidor, que vai do dia 14 ao dia 20. Neste período, os clientes poderão acessar ofertas de até 70% de desconto. 

  • Mercado Livre

A plataforma iniciou a campanha já no dia 6 de março com término previsto para o dia 19 do mesmo mês. Em 13 dias, o Mercado Livre promete até 80% de desconto e envio rápido em até 24h (sob condições). 

  • Shopee

Se datas iguais são sinônimo de ações voltadas ao cliente na Shopee, os benefícios no Dia do Consumidor serão ainda melhores e grandiosos. A singapurense promete ofertas de 30 a 50%, R$ 7 milhões em cupons e frete grátis (sob condições).

De onde surgiu o Dia do Consumidor?

A data nasceu através de um discurso de John Kennedy em 1962, em seu mandato presidencial nos Estados Unidos. No dia 15 de março daquele ano, Kennedy ressaltou as importâncias do consumidor e de seus direitos. Sua fala reforçou as garantias para as empresas em geral e hoje, 61 anos depois, segue relevante, especialmente no e-commerce.

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