
Ao dirigir, o air bag te assegura proteção. Aos finais de semana, que tal uma bike para acalmar os ânimos? As reuniões de trabalho são sempre acompanhadas de um blazer ou então são feitas apenas usando uma t-shirt, isso graças à possibilidade de realização virtualmente, com o uso da internet. Ah, e a vontade de fast food é rapidamente atendida com um belíssimo hambúrguer — esta, de tão comum, já faz parte do nosso dicionário.
Ao longo da vida, em algum momento você já deve ter se deparado com alguma palavra em inglês, adotada carinhosamente pela língua portuguesa. Esta prática é ainda mais escancarada no comércio eletrônico, mais conhecido como e-commerce (tá aí mais uma palavra estrangeira!). Além das inseguranças que envolvem embarcar em um novo ambiente, processo ou jornada, adentrar no mundo digital de vendas envolve também se deparar com diversos termos não tão conhecidos assim — principalmente aquelas expressões que se resumem a siglas enigmáticas.
Pensando nisso, listamos alguns termos para facilitar sua experiência no e-commerce. Confira!
Ads
Carrega o significado de “anúncio”. Os ads são utilizados para, através de sua mensagem, levar o cliente a tomar uma ação.
Funcionam para vender serviços, produtos e até mesmo reforçar a marca, além da possibilidade de direcionamento para um público-alvo específico — mas, para isso, a mensagem precisa ser clara e direta para que cumpra com seu objetivo.
AdWords
Atual Google Ads. Trata-se da plataforma de publicidade do Google, é nela que você irá configurar os seus anúncios de links patrocinados que serão exibidos na página de pesquisa do Google.
API
Interface de Programação de Aplicativos. São padrões de programação que promovem a conexão e a integração de aplicativos e sistemas.
APP
Aplicativo ou APP, trata-se de um programa desenvolvido para dispositivos móveis como celulares e tablets ou outros aparelhos inteligentes, como smart TVs. Eles podem ser gratuitos ou pagos e são obtidos em lojas de aplicativos.
Banner
Uma peça publicitária que pode ser impressa ou digital, com o intuito de ser utilizada temporariamente para comunicar uma campanha. O primeiro material que você visualiza ao entrar em um site, por exemplo: este é um banner.
B2B e B2C
B2B (Business-to-Business) pode ser definido como um e-commerce de empresa para empresa, ou seja, que vende para outras empresas e não para o consumidor final.
B2C (Business-to-Consumer) caracteriza-se como um e-commerce que vende diretamente para o consumidor final daquele produto ou serviço.
Back office
São equipes fundamentais que se encontram na retaguarda de processos importantes dentro de uma instituição, não estão diretamente relacionadas com a geração de receita ou em contato direto com o cliente, mas são fundamentais para garantir o funcionamento de todo um ecossistema. Como exemplo, podemos citar os setores administrativos: RH, financeiro e jurídico.
Buy Box
Espaço onde se encontra a principal oferta, o destaque-chave dentro de um marketplace. Esta posição garante maior visibilidade e também conversão. Não é um espaço que se conquista com o poder de investimento, ele pertence a quem se destaca a partir de sua reputação e demais fatores referentes à experiência do cliente.
CPA (Custo Por Aquisição)
É um tipo de precificação para o impulsionamento de anúncios pagos. Neste modelo, o anúncio só será pago quando o objetivo final de campanha for atingido. Apesar de ser a mais cara das precificações, apresenta um baixo risco para o anunciante.
Por ser a forma mais onerosa, recomenda-se que seja utilizada por quem trabalha com margens amplas.
CPC (Custo Por Clique)
Neste tipo de precificação para anúncios, o pagamento é baseado no número de cliques realizados. Isso significa que o anunciante paga pelo número de visitantes que vão do local onde o anúncio foi feito até o site ou blog trabalhado. Esta é uma ótima opção para quem está começando a anunciar, pois permite um maior controle do orçamento gasto além de ser útil para analisar os resultados de seu anúncio.
CPM (Custo Por cada Mil Impressões)
Mais um modelo de precificação de publicidade, neste caso, o anunciante concorda em pagar uma quantia pré-determinada a cada 1000 impressões. Este tipo é o que garante maior visibilidade porém, advinda de um público menos qualificado, é ideal para ser utilizado como reforço de marca, rebranding ou ainda grandes promoções, mesmo não sendo baseado em cliques. Lembre-se que atingir muitas pessoas não é sinônimo de conversão de vendas.
CPV (Custo Por Visualização)
Neste modelo o anunciante paga a cada visualização de seu material. O YouTube, por exemplo, é o local onde este tipo de publicidade ocorre com maior frequência.
CTA (Call To Action)
CTA são pequenos atalhos que chamam o leitor para uma ação, como compartilhar a página com os amigos, se cadastrar no site, seguir algum link específico, entre outros. Primeiro, mostre um benefício e depois explique como conseguí-lo. “Garanta agora 40% de desconto” combinado com “clique aqui e saiba como” ou “Alavanque a performance do seu negócio ao clicar aqui” são exemplos que resumem a aplicação da técnica.
Cross docking
Cross docking é um sistema logístico que evita a estocagem de produtos. As mercadorias são recebidas em um CD (centro de distribuição) e, na sequência, são preparadas para serem enviadas ao consumidor final ao invés de serem armazenadas.
Curva ABC
Curva ABC é um método de análise para categorização de itens com base em seu valor, geralmente é utilizado para o controle de estoque e investimento em futuras compras. A curva ABC ajuda a empresa a identificar o grau de importância dos produtos em relação à demanda dos clientes.

Favicon
Favicon é um pequeno ícone que identifica o seu site ou blog, ele é um importante reforço de credibilidade de uma página. Geralmente o ícone em questão é a própria logo da empresa ou as letras iniciais da marca. É o G coloridinho do Google que fica no topo da guia do navegador, por exemplo.
ERP
É um sistema de software de gestão integrado. A partir dele, é possível fazer toda a gestão de uma empresa e organizar as diversas áreas da corporação em um só sistema. Também é possível automatizar processos e ainda possibilita uma visão geral aos gestores, auxiliando na tomada de decisões.
FAQ (Frequently Asked Questions)
São perguntas feitas com frequência. O ideal é que se tenha um espaço com todas as respostas para estas questões — evitando, assim, o congestionamento na central de atendimento.
Homepage
Homepage é a página principal de um site.
HTML
HTML é uma linguagem de marcação de hipertexto. O HTML é um organizador de informações, atuando como um componente que permite a estruturação de uma página na web.
Inboud Marketing
Inbound Marketing — marketing de atração ou novo marketing — é um conjunto de estratégias de marketing focadas em atrair, converter e encantar o cliente.
Baseia-se na criação e compartilhamento de conteúdo focado em um público alvo, é a forma de atrair o seu cliente através da mensagem que você passa e não apenas pelo produto em si.
JPEG, JPG e PNG
São os formatos de imagem existentes. JPEG e JPG são termos que se referem ao mesmo formato; a diferença se deu porque as primeiras versões do Windows limitavam 3 letras para nomear os arquivos. PNG, no entanto, é um arquivo mais robusto e permite gráficos com planos transparentes.
Keyword
Keywords ou palavras-chave são termos, palavras ou frases utilizados no e-commerce para atrair os usuários e facilitar na hora da busca. As palavras-chave de um celular, por exemplo, podem mencionar a tecnologia, a versão, a marca, o modelo, a capacidade, etc.
KPI (Key Performance Indicator)
Em tradução, é um indicador-chave de desempenho, ferramentas de gestão utilizadas para avaliar o sucesso das ações.
Landing page
Página de destino ou página de captura de leads, é uma página da web que conta com todos os elementos para conversão. Normalmente utilizadas para pedido de orçamento, assinatura de newsletters, solicitação e disponibilização de material ou conteúdo, entre outras finalidades.
Lead
Leads são os dados de potenciais clientes, que se cadastraram e forneceram informações pessoais em troca de alguma recompensa por parte da empresa.
NCM
Nomenclatura Comum do Mercosul é uma identificação indispensável para cada tipo de produto que circula nos países que fazem parte do bloco econômico — Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. É um código obrigatório e deve constar em toda nota fiscal eletrônica.
As NCMs ajudam na definição de tributação de impostos. Normalmente, são baseadas no método internacional de classificação de mercadoria SH. Sua estrutura é dividida em oito dígitos (os seis primeiros são fixos e os dois últimos são variáveis — seguindo uma classificação própria do Mercosul).
Os dois primeiros significam capítulo/espécie do produto; o terceiro e o quarto referem-se às características do produto; o quinto e o sexto, a subcategoria; o sétimo classifica o item; e o oitavo dígito indica o subitem, descrevendo completamente a mercadoria.
Newsletter
E-mail com conteúdo de notícias e/ou informações enviados para os usuários cadastrados.
ROI (Retorno de Investimento)
É um indicador que aponta o quanto de retorno um investimento em determinada ação trouxe.
SEO
Estratégias que visam potencializar o posicionamento de um site na hora da busca, uma forma de otimização para os motores de pesquisa.
Seller
Termo que se refere a todos os vendedores que atuam em marketplaces comercializando seus produtos.
Template
Template — ou tema — é um modelo de layout que configura o aspecto visual e funcional de seu ponto de contato digital: redes sociais, site, blog, entre outros. Funciona como se fosse a base para a criação de conteúdos dentro destes espaços, seguindo sempre um padrão pré-definido.
URL
É um conjunto de códigos que se refere a um endereço virtual.
https://www.weesu.com.br/blog-weesu/ é um exemplo de URL
User
É o internauta que navega em seu e-commerce (ou em qualquer outro site)
XML
XML é uma linguagem de programação utilizada para compartilhar informações de maneira facilitada através de documentos com dados organizados hierarquicamente.
Você já conhecia o significado de todos estes termos? Muitos têm significados ou até mesmo nomes complexos, mas não se assuste! Agora, com acesso a este repertório, a prática ficará bem mais fácil. E para descomplicar ainda mais a sua operação, conte com o Weesu Hub.