
Não se pode negar que o perfil de consumo e dos consumidores mudou muito e em uma velocidade exponencial. Com a pandemia, o mercado online foi estimulado e a maioria das empresas foi obrigada a se adaptar para sobreviver, assim como os consumidores.
A barreira que existia para aderir às experiências virtuais antes da Covid-19 foi quebrada pela necessidade de realizar as compras de maneira remota, e não mais presencial. O que podemos observar nos dias atuais é um novo cenário de consumo online fortemente estabelecido.
A necessidade reforçou os benefícios e as facilidades do mercado digital — cenário que oferece uma infinidade de lojas, ofertas e produtos. Ainda, é um serviço disponível 24h por dia, nos sete dias da semana. Tudo acontece muito rápido, de maneira facilitada, além de ser um recurso disponível na palma da mão da grande maioria dos brasileiros.
O frete está cada dia mais rápido, as vantagens são inúmeras e isso reflete de maneira clara no comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais inseridos neste novo contexto, mas também mais exigentes e imediatistas.
Velocidade é a palavra chave
A velocidade é a palavra chave para o novo contexto. Este cenário faz com que o mercado seja muito volátil e fomenta a competição e a concorrência entre os players. Existe uma busca incessante para estar atento às últimas novidades e tecnologias do mercado, para oferecer o melhor serviço e se manter entre os melhores. Além da velocidade das mudanças, existe a pressa por parte dos consumidores em obter o produto tão rápido quanto ir a uma loja física e sair com ele em mãos.
Quem vence este jogo é quem consegue ser ágil em acompanhar as transformações, sempre em busca de informações e tecnologias para oferecer o que há de melhor em experiência para o cliente.

Experiência, Pessoas e Valores
Não podemos negar que também é uma tendência de comportamento dos consumidores se conectar com a empresa pelos valores, valorizar a experiência de compra e preferir uma abordagem humanizada, buscando conexão de pessoa para pessoa.
- Experiência:
Proporcionar experiências positivas para os clientes é essencial para que aconteça a fidelização. Uma boa experiência de compra deve ser prioridade em qualquer negócio e para acertar neste quesito é necessário conhecer o seu consumidor, as suas necessidades e suas expectativas.
- Pessoas:
Não podemos negar que a tecnologia é uma aliada e facilita muito a nossa vida e nosso dia a dia. Porém, ainda que com tanta facilidade à nossa disposição, as relações humanas devem ser priorizadas. Pessoas se conectam com pessoas. Portanto, investir em um bom atendimento garantirá uma melhor experiência para o seu cliente e, consequentemente, a preferência do seu consumidor.
- Valores:
Os consumidores se conectam com as empresas a partir dos valores e posicionamento por ela defendidos. Uma crescente neste movimento é a preocupação com a sustentabilidade, facilidades e humanização das relações. Além disso, buscam consumir e se conectar com empresas que estejam alinhadas aos seus próprios valores e expectativas.