Da conexão com o cliente à venda: por que apostar no live commerce

Certamente, em algum momento você já deve ter visto alguma loja — física ou digital — anunciar uma live, seja promocional, sazonal ou até mesmo sem pretexto. O fato é que esta modalidade está cada vez mais presente na vida de todas as pessoas, enquanto consumidores ou vendedores. 

Na verdade, esta tendência já é antiga. Durante muito tempo, acessórios de limpeza, eletrodomésticos e até joias preencheram as madrugadas televisivas. Um levantamento da Wyzowl revelou que 84% dos clientes se sentem convencidos a comprar um produto após assistir a um vídeo da marca. Além de causar uma sensação de proximidade ao consumidor, o live commerce atua de maneira assertiva ao apresentar o produto e ressaltar suas características, funcionalidades e diferenciais. 

A união entre a praticidade da venda digital com a repercussão das plataformas de transmissão ao vivo retomou sua força com o isolamento social decorrente da Covid-19. O live commerce, em essência,  busca trazer a presença humana na experiência de compra, algo que já está sendo comum. Com isso, alguns marketplaces já anunciaram esta funcionalidade.

Diferentemente de vídeos explicativos, o desempenho da demonstração ao vivo permite uma interação entre vendedor e cliente. A diferença é que as televisões saíram de cena, deixando espaço aos smartphones, tablets e computadores. Completamente imersivo, o mundo do “ao vivo” possibilita uma compra simultânea — e em poucos simples passos.

Como fazer uma live de sucesso

  • Conheça seu produto

Antes de tudo, é necessário entender do seu produto. Conhecer o item é fundamental para ter propriedade do tema, além de explorar a maneira como ele pode acrescentar positivamente à vida do seu cliente. Em caso de perguntas, você ou seu apresentador precisam estar preparados para saná-las sem hesitar. 

  • Aposte no carisma

O manejo com o cliente conta tanto quanto conhecer o produto. Por isso, escale alguém gentil, carismático e atencioso para portar a voz da sua empresa neste momento. 

Ainda, a interação com seu cliente deve ser levada em conta e não somente um instrumento de praxe. Mostre interesse em saber de onde seu cliente está falando, pergunte se há dúvidas (se sim, responda), conte curiosidades ou experiências suas, provoque seu cliente a comentar se está ou não gostando, peça para que ele siga sua loja ou perfil… Vale até mencionar o nome de quem está falando com você do outro lado da tela.

  • Ofereça diferenciais para fidelizar seu cliente

Crie cupons de desconto exclusivos ou até mesmo promoções durante o momento da live. Se for o caso, sempre que possível reforce a exclusividade de determinado benefício.

  • Dedique-se antes e durante o streaming

Antes de entrar ao vivo, separe um momento para mexer na plataforma e conhecer suas funcionalidades. Confira os campos de interação, envio de promoções, disposição de anúncios e enquadramento.

Dedique um tempo também para separar os produtos em seu estoque e expô-los de uma maneira apresentável. Neste momento, as caixas de papelão e embalagens plásticas devem ficar de lado. Lembre-se de reservar tudo que pertence ao item para embalar posteriormente antes de devolvê-lo ao estoque.

Não menos importante, faça um roteiro, ainda que simples. É importante ter controle — ou básica noção — do tempo, da forma de mostrar o produto e até umas palavras-chave que descrevem cada item.

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