Comissões nos marketplaces: em qual plataforma de venda online compensa vender?

Se tem um assunto que assusta o varejista na hora de embarcar no mercado de vendas online é as comissões cobradas pelas plataformas. Será que compensa começar a vender em marketplaces? Ainda que existam alguns contras à tendência digital, a resposta para a pergunta acima é: sim, compensa. Listamos algumas vantagens para você investir neste encantador universo das vendas online e, em sequência, as comissões cobradas pelos principais marketplaces do Brasil.

  1. Fácil acesso ao cliente — e vice-versa

A captação do consumidor é um trabalho que exige bastante esforço. Conquistar um cliente é tão desafiador quanto fidelizá-lo. Enquanto muitos trabalham por “conta própria” para consolidar sua marca no mercado, o marketplace facilita este processo, principalmente na conexão com um potencial comprador.

A vantagem de levar sua loja para as plataformas de venda é que todo este processo acontece por parte delas mesmas. Sim, o seu comprador primeiramente é cliente do marketplace. Em troca, uma comissão deve ser paga à plataforma a cada venda que se realiza no ambiente. Esta comissão pode variar entre 10 a 20% na grande maioria dos marketplaces do país.

Investimentos em uma boa estrutura computacional, marketing digital, sistemas anti-fraude, logística de transporte, entre outros benefícios justificam as taxas cobradas pelas negociações que ocorrem ali dentro.

  1. Aumento de credibilidade

Fortalecimento de marca é um dos pilares mais importantes na construção de uma empresa. Além de estabelecer conexão com os clientes, como já citado no tópico acima, embarcar nos marketplaces estimula a confiança do cliente — visto que as plataformas de venda já têm reputação e reconhecimento.

  1. Segurança 

Os principais marketplaces do mercado possuem um tecnológico sistema anti-fraude, o que garante extrema segurança ao consumidor na hora da compra. Além disso, é possível consultar as avaliações de outros compradores de maneira imparcial, tornando-se possível tomar conhecimento de possíveis falhas.

  1. Ambiente popular e estruturado

Pela popularidade, o marketplace atrai vários públicos. A diversidade se aplica também à disponibilização das ofertas, que retém a atenção do consumidor no ambiente. Aliado a isso, a estrutura da plataforma interfere diretamente na experiência de compra do cliente, que impacta no fechamento — ou não — do pedido.

+ Leia mais: Dia do Consumidor: como a evolução do comportamento de consumo disparou o mercado de vendas online

Principais marketplaces e suas comissões

Shopee

As comissões da Shopee funcionam assim: 14% de comissão fixa + 6% (opcional) para o seller que optar por oferecer frete grátis, resultando em 20% de comissão no total sobre o valor do pedido.

Além da comissão de 14 ou 20%, a Shopee possui uma nova tarifa sobre o comissionamento que funciona da seguinte forma: o valor máximo cobrado pela comissão de de R$ 100, mesmo em produtos de valores altos. Ou seja:

  • Aos sellers que optarem pela comissão de 14%, em vendas acima de

R$ 850, paga-se uma taxa de R$ 100 fixa (na contramão de R$ 119 anteriormente)

  • Aos sellers que optarem pela comissão de 20% (adeptos, portanto, ao programa de frete grátis), em vendas acima de R$ 850, paga-se a mesma taxa de R$ 100 fixa (antes, R$ 170).

Clique aqui para conferir a política Shopee de comissionamento para vendedores CPF.

Magazine Luiza

O Magazine Luiza Marketplace trabalha com taxas que variam de 10% a 20% da venda, a depender da categoria em que o produto é anunciado. A política de frete grátis é válida para produtos vendidos e entregues pelo Magalu ou para parceiros que utilizam o Magalu Entregas.

O frete é oferecido de maneira gratuita para todos os clientes que utilizarem o aplicativo nas compras acima de R$ 99 em diversos produtos e acima de R$ 799 em móveis; e os vendedores custeiam o frete de acordo com sua taxa de envios no prazo que ocorre da seguinte forma:

  • Menos de 87% dos envios no prazo correto = sem desconto, custeiam 100% do frete.
  • Envios entre 87% e 97% no prazo correto = custeiam 65% do valor do frete
  • Mais de 97% dos envios no prazo correto = custeiam 50% do valor do frete
  • Fulfillment = custeiam 25% do valor do frete

Saiba mais clicando aqui.

Via Varejo (Extra, Casas Bahia e Ponto)

As taxas fixas da plataforma variam de 18,5% a 21% dependendo da categoria do produto vendido. Para se enquadrar na política de frete grátis, o vendedor precisa utilizar a modalidade Envvias de logística nas modalidades Coleta, Postagem Correio ou Fulfillment, além de respeitar o prazo de envio (um dia útil). Confira as regras para conseguir algum custeio da plataforma:

  • Fulfillment: desconto no valor fixo de 80% e não considera as notas dos indicadores de qualidade
  • Notas 1, 2 e 3: sem desconto no frete
  • Nota 4: 40% de desconto no frete
  • Nota 5: 50% de desconto

Acesse aqui todos os critérios para se enquadrar nos incentivos de frete grátis.

Amazon

A Amazon trabalha com planos de vendas diversos, sendo que cada um deles possui custos diferentes.

  • O plano de vendas profissional cobra uma taxa fixa de R$ 19 mensais, indicado para um fluxo de vendas de mais de 10 produtos ao mês. Como incentivo, o primeiro ano é gratuito.
  • Já o plano individual é indicado para um fluxo de vendas menor do que 10 ítens ao mês, a taxa cobrada é de R$ 2 a cada produto vendido.

Ainda, dentro destes planos, existe uma taxa de comissão que varia de acordo com a categoria do produto, que varia de 8% a 20%. Mais detalhes aqui.

Mercado Livre

Anunciar na plataforma do Mercado Livre é sempre gratuito, o que é cobrado na verdade é uma porcentagem sobre o pedido, que reflete na exposição o anúncio e, consequentemente, nas vendas.

  • Nos anúncios grátis, não existe custo para anunciar e nenhuma tarifa sobre a venda, porém, a visibilidade é baixa e o “prazo de vida” do anúncio é de 60 dias, entre outras condições limitadoras de venda.
  • Anúncios Clássicos oferecem as seguintes vantagens: visibilidade alta na plataforma e duração ilimitada. O parcelamento nesta modalidade é com juros e sua tarifa de venda varia entre 10% a 14% de acordo com a categoria do produto + R$ 5,50 de custo fixo por unidade vendida nos anúncios abaixo de R$ 79.
  • Anúncios Premium oferecem visibilidade máxima na plataforma, duração ilimitada e parcelamentos em até 12x sem juros. Suas tarifas de venda variam entre 15% a 19% de acordo com a categoria do produto + R$ 5,50 de custo fixo por unidade vendida nos anúncios abaixo de R$ 79.

Mais informações aqui.

+ Leia mais: Comportamento imediatista do consumidor evidencia necessidade de otimização logística

Então onde compensa vender? Na plataforma que oferece uma taxa de comissão menor?

Definitivamente, este não deve ser o único parâmetro a ser levado em consideração. Na hora de escolher em qual delas vender, você precisa analisar não só a comissão, mas também o seu nicho — onde se encontra a sua persona.

Vale lembrar que, ao decidir anunciar nestes canais de venda, você está optando por expor o seu produto em uma enorme vitrine virtual; em sites consolidados e reconhecidos no mercado.

As negociações fechadas nas plataformas são apenas o início do processo de venda. Após a confirmação do pedido, é necessário a separação, faturamento, embalagem, envio, acompanhamento e pós-venda. Para atender a demanda no prazo, seu time precisa estar preparado e muito bem treinado.

Pode parecer um bicho de sete cabeças, e na verdade é, se você não tiver um sistema integrado para te ajudar a controlar e simplificar suas operações. Investir em um Hub de integração é essencial para um crescimento saudável do seu negócio.

Por que escolher o Weesu Hub

O Weesu Hub conecta seu negócio aos principais marketplaces do mercado. Atua no impulsionamento de performance, gerenciamento e acompanhamento das vendas, estoque e separação. Pensado e desenvolvido estrategicamente por quem vivencia o e-commerce, o Weesu Hub é um sistema estável e seguro, que permite fácil acesso aos anúncios, acompanhamento assertivo de pedidos, além da calculadora de margem. Esta, por sua vez, fornece um diagnóstico que possibilita o monitoramento da saúde das vendas — revelando se a performance está positiva ou negativa.

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