
A inteligência artificial permeia a sociedade há muito tempo e está cada vez mais presente na vida e no dia a dia das pessoas. Ao fazer compras online, pesquisar na internet, ouvir músicas ou assistir a vídeos, solicitar um carro em um aplicativo de transporte, entre muitos outros exemplos, provavelmente você está utilizando IA e nem se deu conta.
Mas existe um assunto que ganhou palco nos últimos meses; provavelmente você já deve ter ouvido falar no ChatGPT, não é mesmo? Inteligência artificial não é um modismo passageiro, e agora com esta novidade, a onda que já está molhando seus pés é irreversível. Pode-se dizer que o que está prestes a acontecer é uma guinada de era. Mas será que a humanidade está mesmo preparada para as mudanças que estão vindo por aí?
Especialistas alertam que há uma reviravolta de avanços tecnológicos da mesma forma que ocorreu com a chegada dos computadores pessoais, internet e smartphones. O momento, portanto, é crucial. Não cometa o erro de pensar que não será afetado pela IA, que o seu setor ou seu negócio passarão ilesos às mudanças. É preciso entender o cenário atual, enxergar as transformações que se aproximam e se adaptar para “surfar nesta onda”.

Mas e nos marketplaces? Como a IA está inserida neste ambiente?
Não tem para onde fugir, até mesmo os pequenos negócios precisam de tecnologia para se desenvolver e se diferenciar perante a concorrência para estimular o crescimento. O uso da inteligência artificial nos marketplaces é uma tendência que veio para ficar, e a palavra-chave para o que ela oferece ao mundo dos negócios é automação.
Ao automatizar as tarefas recorrentes, facilita o dia a dia das empresas e, consequentemente, melhora a experiência do cliente. Por exemplo: sabe quando as perguntas, dúvidas e reclamações se acumulam nas plataformas de venda online e você ou sua equipe não conseguem dar conta de tudo? Pois é, agora imagine uma inteligência artificial respondendo a todas estas questões de uma maneira “personalizada” com a capacidade de analisar, interpretar e até aprender com os dados e situações encontrados. Imaginou? Sim, isso é possível — desde que o bot passe por um treinamento.
Outros exemplos da utilização de IA nos marketplaces:
- Oferta assertiva e personalizada de produtos
A inteligência artificial é capaz de reconhecer os padrões de compra e pesquisa dos clientes para então sugerir produtos e promoções que sejam do interesse. Baseada nos dados de navegação do cliente — ainda que em outros sites —, a seleção inteligente otimiza a disponibilização, ofertando determinado produto ao cliente antes mesmo da busca; funcionando como uma prévia do catálogo. Outro formato semelhante já acontece nas redes sociais, quando, minutos depois de pesquisar por algo, é impactado por diversos anúncios do mesmo item ou semelhantes. Lembrou, né?
- Anúncios personalizados
O vendedor pode obter um anúncio baseado nos dados já coletados pela IA atingindo diretamente o público-alvo. Descrição, características, atributos e até um resumo da marca são facilmente ofertados pela inteligência artificial.
- Pesquisa e reconhecimento por voz
As pesquisas por voz são cada vez mais utilizadas. Através da fala, a IA consegue varrer os resultados e apresentar somente o que foi solicitado pelo cliente na busca. O cliente, de comportamento predominantemente imediatista, tem o resultado na mão em poucos minutos — o que pode, inclusive, influenciar na conclusão do pedido.
+ Leia Mais: Comportamento imediatista do consumidor evidencia necessidade de otimização logística
- Tradução automática
Os marketplaces são utilizados por pessoas de diversas nacionalidades. Com a inteligência artificial, o fluxo de navegação torna-se personalizável, pois realiza a tradução automática do anúncio e sua descrição para o idioma do usuário.
- Carrinhos abandonados
Adicionar itens ao carrinho e não finalizar o pedido é mais comum do que parece. Por isso, através de e-mails automáticos personalizados para ajudar na conclusão da compra, a inteligência artificial notifica o cliente, convidando-o a adquirir o produto. Estes materiais podem oferecer benefícios ou ressaltar os atributos do item, deixando-o ainda mais atrativo.
ChatGPT e e-commerce: como usar a inteligência artificial para alavancar suas vendas
Enquanto vendedor, o ChatGPT pode te ajudar no aprimoramento de anúncios, destrinchando características do produto e tornando-o atrativo; pode ser usado para fornecer perguntas frequentes (as famosas FAQs); e para refinar o atendimento ao cliente via plataforma, apontando o melhor caminho para a formulação da resposta. Confira abaixo um exemplo de descrição:

Para extrair o melhor da plataforma, detalhe a abordagem que você espera: ou seja, se você deseja uma descrição, persuasão, informação, catalogação, entre outras. Outra funcionalidade é a listagem de termos de busca, como as palavras-chave, além de estratégias SEO. Elaboração de títulos e e-mail marketing também são criados pelo ChatGPT.

Os modelos exemplificativos exploram a versatilidade dos conteúdos fornecidos pela plataforma.

Além disso, o ChatGPT permite aplicações por API. Esta, por sua vez, possui custo de US$ 0,002 por 1.000 tokens — cerca de 750 palavras. No entanto, a desenvolvedores com orçamentos altos, a OpenAI, empresa desenvolvedora da funcionalidade, disponibiliza uma capacidade maior no intuito de suprir as demandas necessárias. Com esta comunicação integrada, alguns recursos ficam disponíveis, como atendimento via chatbot, análise de dados e geração de relatórios.
Devo aplicar o ChatGPT no meu e-commerce?
É inegável que os benefícios da utilização de inteligência artificial são diversos. Automatizam tarefas repetitivas e aumentam a eficiência do trabalho, melhoram o processo de venda como um todo; reduzem custos; aumentam a satisfação dos usuários; entregam análise de dados em larga escala; antecipam ações e apontam tendências de mercado; analisam o comportamento dos clientes, entre outros.
No entanto, é preciso ter cuidado quanto aos conteúdos fornecidos pelo ChatGPT. Pelo fato de ter sido criado justamente para se assemelhar às interações humanas, as informações provenientes da plataforma são tão reais que aparentam ser verdadeiras, mas nem sempre são. Por isso, é importante sempre checar a veracidade da informação, seja ela qual for.
Agora com grande parte dos dados na mão, a escolha é sua: vai ou não utilizar a inteligência artificial no seu e-commerce? Se a resposta for “sim” ou “não”, nosso desejo é o mesmo: boas vendas!
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