
Época de agito, o carnaval reúne pessoas de diferentes gostos no propósito de aproveitar a folia. Na economia, este período estimula diversas transações e estima-se que, neste ano, o carnaval movimente R$ 8,1 bilhões em todo o território brasileiro.
A praticidade ao comprar online pode ser um diferencial na hora de definir o que será necessário para aproveitar ainda mais a festa. Para escalar seu negócio neste período, invista, antes de tudo, em comunicações temáticas. Por mais que alguns setores ganhem destaque, engana-se quem pensa que o comércio é dedicado exclusivamente aos adereços, fantasias ou itens carnavalescos.
Nos últimos anos, preparar-se para o carnaval vai além dos dias que antecedem o evento. Para quem se dedica à festa, o planejamento é um aliado. Bloquinhos, shows e festas a céu aberto são grandes captadores dos foliões, especialmente neste momento de descontração. Há também aqueles que dedicam o tempo ao descanso ou uma viagem especial. Em qualquer cenário, todos se assemelham em um tópico: existe oportunidade de venda para qualquer um destes públicos.
Aproxime-se do Carnaval
Tão importante quanto conhecer as tendências do ano é reforçar o usual e indispensável. Para isso, conheça profundamente e mapeie seu público-alvo; entenda o que seu produto pode oferecer para que o evento seja melhor aproveitado e invista na divulgação do diferencial; aproxime sua comunicação visual à data; personalize sua marca; e, sempre que possível, associe seu item ao tema.
Neste tópico, campanhas promocionais também são bem-vindas. Estude a viabilidade e ofereça benefícios como:
- Frete grátis
O valor do frete reflete negativamente no momento da compra. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Dito CRM em parceria com o Opinion Box. 73% dos consumidores abandonam as compras em decorrência do valor do frete.
- Cupons de desconto
Oportunidade de alavancar as vendas. Além de atrair novos clientes, incentiva os antigos a uma nova experiência em sua loja. Este benefício pode ter critérios como “válido nas compras acima de X reais”.
- Mimo temático
Surpreenda o cliente ao enviar algo carnavalesco, desde acessórios até itens usuais, como um pote com glitter.
Vale ressaltar que a definição de comportamento do público-alvo aliada ao conhecimento do produto resulta em uma abordagem assertiva. Exemplo: seu produto é perfeito para a praia; nada mais inteligente do que personalizar campanhas ou promoções a quem planeja viagens nesta época.
O mesmo ao contrário: seu produto é imprescindível no bloquinho de rua, pois fornece uma maior segurança aos foliões, por exemplo; desperte, portanto, esta necessidade em quem planeja “pular o carnaval” a céu aberto. Replique esta inteligência nas comunicações, aposte na linguagem e nos termos.
Feriado ou ponto facultativo?
Ao contrário do que muitos pensam, carnaval não é feriado. Com exceção do Rio de Janeiro, que decretou feriado estadual, a data é um ponto facultativo. Isso significa que as empresas podem decidir a jornada de trabalho durante este período.
Atenção à operação
Divida sua equipe em times para atender à demanda para que os envios não atrasem e impactam negativamente sua performance. Organize escalas e turnos para que a operação não sofra o impacto da ausência coletiva neste período de tempo — mas, se for o caso de day off para todos os colaboradores, reprograme suas coletas para o primeiro dia de retorno.
Por que investir em um Hub integrador?
Se sua operação for pausada momentaneamente, um sistema inteligente é capaz de trabalhar a seu favor na retomada da jornada. O filtro de data crescente consegue apontar as prioridades no envio, diagnosticando quais pedidos estão prestes a atingir o prazo de atraso ou até mesmo o cancelamento.
Quanto à margem de lucro, um período ausente pode desencadear um efeito dominó. É aquela gota que faz toda a diferença no oceano. Com uma calculadora otimizada de margem, o primeiro diagnóstico de falha já é corrigido em instantes, em poucos comandos.
Além disso, um Hub inserido em sua empresa permite que a fluidez da operação não sofra impactos, reservando os produtos do estoque e refletindo automática e simultaneamente na plataforma. A longo prazo, isso evita vendas com rupturas — quando se vende o que não tem. No retorno à rotina, essas vendas sem estoque podem repercutir em todas as demais áreas.