
Recentemente, a Shopee anunciou a mudança no prazo de postagem de pedidos, com objetivo de agilizar os envios e otimizar a experiência de compra na plataforma. A partir do mês de março, após a aprovação do pagamento, as compras terão um prazo de 48 horas úteis para entrar em rota.
Os pedidos que ficarem para o segundo dia pós-confirmação da compra poderão ser postados até às 15h39 para não entrarem na lista de atraso, mas a partir das 15h40 já constam como atrasados. Ainda, sem emissão de etiqueta — que confirma a preparação do pedido — até às 23h59, ocorre o cancelamento deste. Confira na simulação abaixo:

Cliente mais feliz
A praticidade é um grande atrativo ao comprar online. Em contrapartida, um motivo que impede a conclusão da transação é justamente o período estipulado para entrega. De acordo com uma pesquisa realizada pela Capterra em 2022, que ouviu 1.063 consumidores que compram frequentemente online, 64% são influenciados pelo prazo de recebimento ao concluir uma compra.
Ainda, a demora para receber o pedido está entre os principais motivos de reclamação. Na última pré-Black Friday, o atraso na entrega liderou o número de reclamações na plataforma Reclame Aqui, totalizando 17,04% das queixas formalizadas entre um período de oito horas do dia 24 de novembro (das 12h às 20h). Neste intervalo, 4.698 reclamações foram registradas; 309 a mais do que em 2021.
Com a alteração nas políticas de envio, o comprador terá a oportunidade de receber o pedido mais rápido. Isso impacta positivamente na experiência do cliente, viabilizando uma futura compra ou até mesmo uma possível indicação.
Cultivar um relacionamento com o consumidor excede a tramitação da compra. Para encantar, a jornada de compra deve ser focada na personalização. Outra forma de agregar a experiência de aquisição é investir no relacionamento pré e pós-venda. Seja em contatos no chat ou por telefone, o comprador precisa se sentir pertencente ao processo.
Vendi mais do que minha operação consegue suportar: e agora?
Para garantir os envios no prazo, é importante priorizar as vendas mais antigas. Além de evitar penalidades na plataforma e insatisfação dos clientes, o filtro por data crescente otimiza a operação. Também é importante ser transparente quanto às expectativas de seus clientes e deixá-los cientes em casos de falhas.
É possível mapear manualmente, mas prevenir o problema é ainda mais eficaz. Por isso, é importante um Hub integrador para seu negócio, que mantenha a organização e controle o fluxo de estoque. Um sistema inteligente é capaz de, minuciosamente, fornecer informações para alavancar sua performance — nas vendas, na relevância e no próprio operacional.