
A primeira grande data do segundo semestre já está aí! O Dia dos Pais é uma super oportunidade para alavancar as vendas do seu e-commerce e aquecer os motores para os meses seguintes, que ano a ano seguem sendo os mais movimentados no comércio online — como é o caso da Black Friday, por exemplo.
Se tem uma regra quando se trata de e-commerce, a regra é a antecedência. O Dia dos Pais é comemorado em todo segundo domingo de agosto, e este ano será no dia 13. Portanto, se você ainda não está com a sua campanha adiantada nas plataformas de venda, está fora do timing.
Apesar de um número significativo de vendas ocorrer em cima da hora, as pesquisas começam um tempo antes e é importante já estar com tudo preparado para receber estes clientes em seus canais de vendas.
O conforto, as facilidades e a crescente aderência da compra online são inegáveis. Foi após a pandemia que este cenário, que já era crescente e promissor, deu uma guinada significativa. Segundo a Neotrust, em 2022, a data gerou R$ 5,9 bilhões de faturamento no e-commerce, com um ticket médio de R$ 425,32; e para este ano as expectativas são maiores.
O comportamento dos consumidores mudou muito, de acordo com o estudo: “O Comportamento do Consumidor Pós-Covid 2022”, realizado pela Agência Marco, cerca de 98% dos brasileiros passaram a comprar mais no e-commerce desde o início da pandemia da Covid-19.
+ Leia Mais: Dia do Consumidor: como a evolução do comportamento de consumo disparou o mercado de vendas online

Catálogo de produtos e público-alvo
Se preparar para datas como esta exige um certo planejamento e antecipação. Qual é o seu público-alvo? Quais são os produtos ofertados pela sua loja que conversam com a data? Vale a pena aumentar o seu leque de produtos para atender às necessidades deste público?
Estas (e muitas outras!) são perguntas essenciais a serem feitas no momento do planejamento da ação de qualquer grande data comemorativa.
De acordo com a Neotrust, em 2022 as categorias com maior número de vendas online foram:
- Moda e acessórios
- Beleza e Perfumaria
- Alimentos e bebidas
- Saúde
- Utilidades domésticas
Então, se você atua com a venda de produtos de alguma destas categorias, aproveite esta grande oportunidade para lucrar muito com o Dia dos Pais.

Prepare sua operação para o aumento da demanda
Sua operação como um todo precisa estar preparada para o aumento da demanda em grandes datas comemorativas, como é o caso do Dia dos Pais, principalmente quando se trata do atendimento ao cliente — para sanar prontamente dúvidas que podem surgir no ato da compra e para um pós-venda eficiente. Isso implica diretamente na satisfação e fidelização do cliente.
O setor logístico não é diferente e também merece toda a atenção: precisa estar preparado para dar conta de um número de pedidos fora do habitual para que não haja intercorrências e atrasos no tempo de entrega.
Invista na criação de kits
Uma excelente estratégia para aumentar o ticket médio da compra é investir na criação de kits. Selecione produtos que se relacionam entre si e junte-os para formar combos atrativos.
Além de aumentar o ticket médio, a estratégia também permite uma rotatividade de estoque. Tem produtos parados por aí? Aposte na ideia de oferecer um kit especial!
Marketing e a promoção de ações atrativas
Atenção: este é um momento em que todos os concorrentes estão com o mesmo objetivo: aproveitar a data para vender e lucrar mais. Então, quem se destaca neste cenário é quem está mais preparado em todos os sentidos, com as melhores ofertas e estando preparado para atender prontamente o seu cliente.
Uma boa opção é trabalhar com brindes, leve 2 e pague 1, descontos progressivos… Enfim, “o céu é o limite!”. O importante mesmo é desenvolver algo que chame a atenção dos seus clientes.
Lembre-se, também, de criar uma identidade visual especial para a data, expondo de forma clara e em diversos canais de comunicação os seus melhores produtos. Ah, não se esqueça de criar uma lista de sugestões de presentes!

Experiência de compra
Proporcionar uma experiência de compra ao seu cliente é fundamental para fidelizá-lo. A experiência se inicia ao primeiro contato com a marca e passa por todas as etapas de compra — desde a pesquisa pelo produto, o pronto atendimento para esclarecer as possíveis dúvidas, a facilidade de finalizar o pedido e opções de pagamento diversificadas.
Você sabia que o pagamento via PIX já alcançou o segundo lugar de preferência dos consumidores na hora da finalização da compra? Segundo o recente estudo da GMattos, os pagamentos via PIX têm ganhado cada vez mais espaço, principalmente pelo fato de muitos lojistas oferecerem incentivos e descontos maiores para esta forma de pagamento, então, fique atento às formas de pagamento oferecidas pelo seu e-commerce.
Ainda, na lista de experiências positivas durante a jornada de compra, estão: o cumprimento do prazo de entrega e o cuidado com que o produto chega até o cliente, um cheirinho ou até mesmo um agradecimento. Todos estes detalhes são pecinhas de um grande “quebra-cabeças” e são fundamentais para a percepção do cliente em sua experiência de compra com a marca.
Por isso, é tão importante preparar toda a operação e a equipe com antecedência para atender a demanda crescente das datas comemorativas. Esteja preparado e boas vendas!