
Uma das datas mais esperadas do comércio está batendo à porta do e-commerce: o Dia dos Namorados. Esta é uma grande oportunidade para elevar as suas vendas mas, para isso, é importante estar atento e não perder o “timing” ao colocar em prática todas as dicas e estratégias que compartilharemos abaixo.
Quando o assunto é e-commerce, é necessário sempre trabalhar as ações antecipadamente para que exista tempo hábil para o seu cliente ser impactado pela campanha, comprar e receber a mercadoria até a data comemorativa. Afinal, planejamento e antecedência são fundamentais para colher bons frutos em datas comemorativas.
Se estamos trabalhando as vendas para o Dia dos Namorados, por exemplo, pense que o seu cliente espera ter o produto em mãos até o dia 12 de junho. Por isso, iniciar campanhas de datas comemorativas em cima da hora é sinônimo de vendas fracas e esforços dissipados.
+ Leia Mais: Seu e-commerce precisa estar presente em todas as datas comemorativas?

Direcionamento: para onde você está indo?
Antes de iniciar a leitura do material indicativo que preparamos neste artigo, revisite a essência do seu negócio e dos seus itens: “o que um namorado(a) gostaria de receber do meu catálogo de produtos?”. A resposta para esta pergunta será um fator importante a ser considerado no planejamento e desenvolvimento da sua campanha.
- Sazonalidade
Estude o mercado e como ele se comporta nesta época para poder fazer escolhas assertivas; faça um levantamento dos produtos que mais venderam e se destacaram em anos anteriores; e sempre venda com informação. Este é o momento para fazer pesquisas e se cercar de dados práticos para definir os próximos passos.
O Mercado Livre Tendências é um bom local para ter acesso aos anúncios mais buscados na plataforma, aposte também em ferramentas para identificar palavras-chave que são tendências em determinados setores, como o Ubersuggest.
+ Leia Mais: ChatGPT nos marketplaces: aliado ou vilão?
- Definição de campanha
O próximo passo é definir qual a sua campanha para esta data — a aposta será em kits, combos, descontos ou produtos campeões? Aqui, é necessário ter bastante atenção aos cálculos de margem para não cair em cilada e acabar não lucrando nada no final das contas. Primeiro saiba para onde está indo e só depois inicie a viagem.
Após definir o rumo da sua campanha, os esforços deverão ser direcionados para comunicar o seu cliente, para que ele fique ciente de suas ofertas e dos benefícios em adquirir o seu produto. Neste momento, o time de marketing destinará os esforços na produção de todo o material que impactará o cliente, como banners, configuração de categorias do site ou marketplace, ads, mensagem para lista de transmissão, vídeos, entre outros.
Se for apostar em embalagens, tags e cartões personalizados o ideal é que tudo esteja pronto com antecedência também. Com a campanha definida e publicada pelo time de marketing, é hora de dar start nas vendas, lembrando sempre de fazer todo este processo com bastante antecedência.
Prepare sua equipe
- CX e Logística
Em datas comemorativas o fluxo de pedidos tende a aumentar consideravelmente, então prepare sua equipe para dar conta desta demanda. Assim que as vendas começarem a entrar, é a vez do time de CX e logística cumprirem seus papéis dentro da cadeia de processos que envolvem uma venda no e-commerce.
Algumas dúvidas podem surgir quando o cliente for impactado por seu produto ou chegar até a sua loja, então o time de CX precisa estar a postos para conquistar e converter a venda daquele cliente que já chegou até ali. Para incentivar a venda (ou ao menos um impacto positivo), gentileza, cuidado, humanização e agilidade são algumas das peças-chave.
Com a venda confirmada, é a vez da logística prosseguir com os processos até que o pedido seja entregue às transportadoras e chegue até a casa do cliente. Certifique-se de que seu time está preparado e treinado para prosseguir com os envios por ordem de prioridade: primeiro, os mais antigos.
- Pós-venda
Atenda, receba o pedido, envie… mas não pense que acabou! Neste ciclo de pós-venda, novamente o time do SAC entra em ação para questões de pós-venda e satisfação do cliente. Sabemos que erros ocorrem, mas, precisamos sempre nos atentar para que eles sejam mínimos e uma rara exceção na sua operação.
Trabalhar todo o seu processo de venda e ter uma operação organizada, controlada e centralizada evita desacertos e, consequentemente, muitos transtornos e desgastes na relação com o cliente. Cliente satisfeito é sinônimo de recorrência na compra e fidelização à marca e é isto que estamos buscando.
Aprenda com os erros e acertos do passado
O que deu certo e o que deu errado nas campanhas passadas? A depender do seu tempo de caminhada no universo de vendas online, com certeza você já passou por experiências muito bem sucedidas e por outras nem tanto. Hora de colocar os aprendizados em prática! Aproveite as lições do que não foi tão bom assim para poder fazer diferente agora, aprenda com o erro dos outros também, observe como o mercado se comportou e quais foram os resultados obtidos.
+ Leia Mais: Da conexão com o cliente à venda: por que apostar no live commerce
A hora é agora, se antecipe, prepare uma campanha campeã, alinhe todo o seu time e prepare-os para o aumento de demanda, trabalhe todas as etapas do processo até o pós venda, fidelize os novos clientes que chegam através destas grandes datas oferecendo um serviço de excelência de ponta a ponta.
Aproveite o mês dos apaixonados, elabore uma ação campeã e coloque todo o seu time para trabalhar em torno deste propósito. Agora, só nos resta desejar boas vendas.
Então, boas vendas!