Estratégias no e-commerce para vender mais no Dia das Mães

Datas comemorativas são grandes chances para movimentar o comércio, especialmente o varejo. O segundo trimestre do ano abriga uma grandiosa oportunidade sazonal: o Dia das Mães, neste ano comemorado no dia 14 de maio. A praticidade ao comprar online é um dos atrativos ao escolher o ambiente para presentear as mães. Dados do ano passado revelam que a data movimentou cerca de R$ 5,5 bilhões no e-commerce.

Para conseguir aproveitar, seu e-commerce precisa estar muito bem estruturado para atender à demanda de pedidos — é necessário, inclusive, um plano estratégico para alavancar as vendas neste período. 

Mas antes de seguir com a leitura, vale o diagnóstico: seu nicho de vendas se encaixa ao público feminino, em especial às mães? Moda, acessórios, autocuidado, eletrônicos, calçados, maquiagem e até mesmo o ramo alimentício. Então, se a resposta foi “sim”, confira abaixo algumas dicas que preparamos para que esta data seja referência e se destaque em seu calendário de vendas:

  • Desenvolva kits 

Engana-se quem pensa que apenas cosméticos e acessórios podem ser vendidos em conjunto. Dá para apostar em todos os segmentos citados acima. Há quem diga que coração de mãe sempre cabe mais um, não é mesmo? Esta, portanto, é a época de retribuir quem tanto se dedicou — e nada melhor do que fazer isso com um belo kit. Seu produto permite a criação de um combo especial? Aposte!

  • Capacite seu time de atendimento

Sistemas falham, pessoas erram, prazos podem atrasar… E dúvidas sempre acontecem. É normal. Para contornar a situação e manter a confiança do cliente, seu time de atendimento precisa estar em sintonia. Busque a eficiência nas respostas e personalize o atendimento de forma que o cliente se sinta, acima de tudo, ouvido.

  • Surpreenda seus clientes

  Nem todos que comprarem em sua loja estarão pensando exclusivamente no Dia das Mães, mas grande parte dos seus clientes está propenso a presentear a própria mãe ou alguém que exerça o papel. Neste tópico, vale tudo: desde cupom temático para usar na próxima compra até brindes dentro do pacote… E que tal enviar uma fita especial para tirar a impressão de uma simples embalagem? Ou até mesmo um cartão personalizado para que seu cliente escreva um recado para anexar ao presente.

  • Invista no marketing 

De nada adianta preparar seu estoque, precificar seus melhores itens, criar kits e investir em mimos se você não tiver uma boa estratégia de marketing. Pequenos passos para começar: defina o prazo da campanha e categorize os itens que entrarão em destaque, prepare conteúdos (capriche na identidade visual!) temáticos e acione seu time num só propósito: levar seu produto, seja ele qual for, até a casa do cliente.

+ Leia Mais: Comportamento imediatista do consumidor evidencia necessidade de otimização logística

O Dia das Mães pode parecer distante, afinal, acabamos de virar os calendários para o mês de abril, mas a data está mais próxima do que você imagina. Quem trabalha com vendas online precisa aguçar o pensamento de antecedência e antecipação. É necessário programar pedidos e negociar prazos de entrega e pagamento com fornecedores, além de dominar o tempo de transporte para chegar até a casa do cliente antes da data; o segundo domingo de maio. 

Pensamento de antecedência 

Viver o e-commerce significa lidar com previsibilidade. É imprescindível conhecer o calendário de oportunidades, como datas comemorativas e períodos especiais divulgados pelos marketplaces, bem como ter uma carta na manga quando algo não sair como planejado, como falta de entrega por parte do fornecedor e indisponibilidade de estoque — mas isso deixaremos para o tópico “antecipação” logo abaixo.

Pensamento de antecipação

No mesmo raciocínio de preparo abordado anteriormente, antevir ocorrências é parte fundamental na performance do e-commerce. Itens podem se esgotar tão rapidamente, mas, na contramão, as reposições podem não seguir o mesmo ritmo. Para driblar este impasse e visualizar os caminhos com clareza, é importante conhecer seu público-alvo e explicitar como seu produto pode impactar positivamente na vida de seus clientes. 

Por isso, aposte nos itens do seu catálogo que você já sabe que possuem uma repercussão favorável. Com a lista na mão, entre em contato com todos os fornecedores e realize pedidos com uma margem saudável para entrega. Antecipe-se!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *